Secretaria Municipal de Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2021

Contabilidade da Pasta revela aumento de despesas em relação aos períodos anteriores devido à pandemia de Covid-19.
Secretaria Municipal de Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2021

A prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde do 1º quadrimestre de 2021, realizada na tarde desta sexta-feira, 28 de maio, na Câmara Municipal, revelou um aumento de cerca de R$ 10 milhões nos gastos em relação ao mesmo período nos anos anteriores devido a pandemia de Covid-19. A reunião foi conduzida pelo vereador Brando Veiga (REPUBLICANOS) membro da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo.

Do Orçamento total da Saúde no período 72% são de recursos do município e 28% de verbas vinculadas dos governos Federal e Estadual. A receita própria do município projetada para o período sofreu queda de R$ 6 milhões, arrecadando R$ 158 milhões dos R$ 164 milhões esperados. Já os recursos oriundos dos governos Estadual e Federal somaram R$ 98 milhões. Em contrapartida, as despesas liquidadas somaram R$ 206 milhões.

Os números apresentados apontaram também que os atendimentos de Atenção Básica e Alta Complexidade não sofreram alterações, apesar da pandemia. Já os procedimentos de Média Complexidade Ambulatorial, sofreram redução de cerca de 50% devido à escassez de leitos, ocupados por pacientes de Covid. Nas Upas houve queda acentuada na procura por pediatria também por influência da pandemia.

Texto: André Luís de Jesus (MTB:32.880/SP)